A decisão sobre quem irá administrar o maior hospital público da Região Central do Estado no futuro foi adiada para o dia 12 de dezembro, às 14h30min. É nesta data que o Conselho Universitário irá se reunir novamente, de forma extraordinária, para votar se o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) será geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ou não.
O adiamento ocorreu nesta manhã, quando os conselheiros se reuniram com o objetivo de votar a proposta. Como um dos conselheiros pediu vistas depois da exposição dos pareceres, uma nova data foi agendada.
A primeira opção seria seguir o calendário normal de reuniões do Conselho. A próxima data seria 27 de dezembro. Como a UFSM entra em recesso dia 20, os conselheiros votaram favorável pela proposta de convocação de uma extraordinária.
Na reunião do dia 12, não há possibilidade de pedido de vistas. Ela será decisiva e ocorrerá a votação
Polêmico
O futuro do Husm tem sido pauta de debate na cidade, envolvendo grupos pró e contra a administração pela Ebserh. Para os pacientes de toda a região, que dependem do SUS, a decisão sobre o futuro é crucial já que ela afetará o dia a dia do hospital e implicará em verba e contratação de pessoal.